O Cooperativismo é um modelo econômico e social onde os/as trabalhadores/as se organizam coletivamente guiados pelo princípio da solidariedade. Seus valores centrais são democracia, solidariedade, ajuda mútua, equidade e responsabilidade. Suas origens se deram nas lutas trabalhistas da Inglaterra, nos anos de 1840. O trabalho e a liberdade são fundamentais no cooperativismo, mas são as pessoas os elementos centrais em sua organização.
No Brasil, a cultura da cooperação foi estimulada pelos/as trabalhadores/as imigrantes europeus. Teve seu início em Minas Gerais, em 1889, com a fundação da Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, que atuava no consumo de produtos agrícolas. Após isso, outras iniciativas surgiram nos estados de PE, RJ, SP e RS, entre elas, cooperativas de crédito e de produção agrícola.
A cooperativa é formada pela livre associação de pessoas em torno de um objetivo comum, organizada de maneira democrática e autogestionária, para o desenvolvimento econômico, social e coletivo de trabalhadoras/es. Todas as pessoas cooperadas são donas do empreendimento e, portanto, participam ativamente nas tomadas de decisão dentro da cooperativa, que são feitas coletivamente em assembleias. A destinação dos ganhos e/ou como será sua partilha é um exemplo de decisão que é feita coletivamente pelas/os cooperadas/os.
A cooperativa recebe, comercializa, armazena e industrializa a produção de seus cooperados, além de oferecer assistência técnica, educacional e social. Dentro da cooperativa existe um comprometimento coletivo com a formação constante, o fortalecimento da cultura e a produção e troca dos saberes.
Existem 3 tipos de Cooperativas:
- COOPERATIVA SINGULAR (1º grau), composta por, no mínimo, 7 ou 20 trabalhadores/as cooperados/as, dependendo do ramo de atuação. Presta serviço direto aos associados/as.
- COOPERATIVA CENTRAL OU FEDERAÇÃO (2º grau), composta por, no mínimo, 3 cooperativas singulares. Organiza os serviços das filiadas, em comum e em maior escala.
- CONFEDERAÇÃO (3º grau), composta por, no mínimo 03 cooperativas centrais ou federações de qualquer ramo. Organiza os serviços das filiadas, em comum e em maior escala.
Atualmente, existem 7 ramos de atuação do cooperativismo no país:
- AGROPECUÁRIO: relacionadas às atividades agropecuária, extrativista, agroindustrial, aquícola ou pesqueira. Segundo o IBGE, hoje, 48% de tudo que é produzido no campo brasileiro passa, em algum grau, por uma cooperativa.
- CONSUMO: cooperativas que realizam compra em comum, tanto de produtos quanto de serviços, por exemplo em supermercados, farmácias, na contratação de serviços educacionais ou turísticos.
- CRÉDITO: atua na solução financeira, com condições justas e vantajosas para os associados/as. O foco são as pessoas, não o lucro.
- TRABALHO, PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS: cooperativas que prestam serviços especializados a terceiros ou que produzem bens. Por exemplo, organização de catadores/as de material reciclável, artesãs/ãos e professores/as.
- INFRAESTRUTURA: fornecem serviços essenciais, como energia, telefonia e construção de imóveis para moradia. Podem repassar serviços de concessionárias ou gerar os seus, garantindo acesso a condições fundamentais para o desenvolvimento dos/as cooperados/as.
- SAÚDE: cooperativas dedicadas à preservação e à promoção da saúde humana. São formadas por médicos, odontólogos e profissionais ligados à área de saúde humana, e também as cooperativas de usuários que se reúnem para constituir um plano de saúde. O Brasil é pioneiro e referência neste ramo.
- TRANSPORTE: atuam na prestação de serviços de transporte de cargas e passageiros. Possuem gestões específicas para cada uma de suas modalidades: transporte individual (táxi e moto táxi), transporte coletivo (vans, micro-ônibus e ônibus), transporte de cargas ou moto frete e transporte escolar.
Ao consumir do Produtos da Terra PR, você fortalece o Cooperativismo e uma rede imensa de trabalhadores/as do campo e da cidade 🙂