Escolha uma Página

Reestreando a série do “Como funciona o Produtos da Terra PR”!
Mensalmente, iremos revelar uma de nossas facetas, para que vocês nos conheçam mais afundo. Também abriremos espaços para você, consumidor/a, nos dar pitacos, nos contar um pouco mais sobre você e sua experiência com a gente, assim te conheceremos cada vez mais e melhor também 🙂

Bora nos conhecer? Senta, que lá vem história…

Em 2016, as Cestas Agroecológicas nasciam da articulação de consumidoras/es conscientes com a Cooperativa Terra Livre, do Assentamento Contestado.  Entre os anos 2017 e 2018, a Cooperativa Terra Livre ganhou reforços da Cooperativa Central da Reforma Agrária do Paraná (CCA/PR) e a marca Produtos da Terra PR nasceu! Em setembro de 2018, a CCA ingressou na Rede Paranaense de Economia Solidária Campo Cidade – Rede Mandala potencializando a iniciativa de integração Campo e Cidade.

A autogestão, integração de atores do campo (cooperativas da reforma agrária e cooperativas da agricultura familiar), bem como empreendimentos da cidade (associações, empreendimentos da Rede Mandala) fez o Sinergia Alimentos Saudáveis (empreendimento de comercialização de alimentos) assumisse junto à CCA/PR, em 2019, a gestão compartilhada da marca de comercialização.

E são nesses “universos”, da Agroecologia, da Agricultura Familiar, da Reforma Agrária e da Economia Solidária que nossa rede existe!!! Aqui vamos compartilhar um pouquinho mais de cada um de nossos universos:

 

Economia Solidária: se apoia nos princípios da autogestão, o da cooperação e o da solidariedade para fomentar uma economia que rompa com uma lógica de exploração do trabalho para o benefício de poucos, gerando uma economia emancipadora, em prol da vida.

Rede Mandala (Rede Paranaense de Economia Solidária Campo -Cidade): é uma articulação que reuni redes, empreendimentos e coletivos de economia solidária do campo e da cidade no Paraná. Seu objetivo é fortalecer e ampliar a produção, a comercialização e o consumo na perspectiva do fortalecimento da política pública da economia Solidária

Reforma Agrária:  é um conjunto de ações governamentais para a distribuição de terras a trabalhadoras/es do campo que visam nela produzir e viver. Seu objetivo, simplificadamente, é o de democratizar a propriedade da terra.

MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra): movimento popular que surgiu em 1984 e que organiza a luta de camponesas/es na conquista da terra e do trabalho digno na produção e alimentos saudáveis, promovendo a Reforma Agrária Popular e a justiça social.

Agricultura Familiar: é uma organização social, política e econômica onde as formas de cultivo da terra e produção rural tem a mão de obra majoritariamente e a administração totalmente provenientes do núcleo familiar.

Agroecologia: é uma base conceitual, metodológica, ideológica e política que une saberes dos povos tradicionais, camponeses, indígenas e quilombolas aos conhecimentos científicos para melhorar práticas e desenvolver um agro ecossistema sustentável. É a prática da agricultura sem uso de agrotóxico, mantendo o cuidado com o solo e com toda a cadeia produtiva

Agora é nossa vez de conhecer vocês! Acesse link do formulário e conte-nos mais sobre você > https://forms.gle/np8TetFJtFAasTrv6 

Até o próximo episódio!!!